quarta-feira, 20 de abril de 2011

RETIRO DE PÁSCOA

ACONTECEU O RETIRO DE PÁSCOA
INÍCIO: 21 DE ABRIL/2011
TÉRMINO: 24 D ABRIL/2011
LOCAL: CASA DE NAZARÉ.
ATIVIDADES REALIZADAS: MOMENTOS DE ORAÇÃO EM SILÊNCIO,
PARTILHAS, CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS, CERIMÔNIA DO FOGO PASCAL,
ALVORADA (CONTEMPLAÇÃO/MEDITAÇÃO DA RESSURREIÇÃO), CEIA JUDAICA.











5 comentários:

  1. Realmente, experiência incrível, pessoal maravilhoso! Um abraço especial aos jesuítas que lá estiveram dando o retiro, o Valdeci e o Bernardo. Figuras sensacionais, agora amigos inesquecíveis! E a todos que fizeram o retiro, uma Feliz Páscoa! Que suas novas vidas em Cristo Ressucistado possam gerar novas vidas por onde vocês passarem! Um abraço a todos. Ate breve! Léo F. Silva

    ResponderExcluir
  2. Mais um dia se inicia. Estamos aqui, eu e meus amigos, diante de um horizonte maravilhoso recortado pelas montanhas com espessas camadas de nuvens sobrepostas que parecem querer intimidar a beleza do espetáculo tão aguardado. A cena que esperamos contemplar não podia ser mais maravilhosa: a alvorada de um dia de domingo, o apreciar dos primeiros raios de sol do Domingo de Páscoa. Mas não se trata de mais um domingo de Páscoa. Este é “O Domingo de Páscoa”. Após sofrermos na flagelação e na cruz com o Cristo e após morrermos com Ele no sepulcro, é chegada a hora do grão de trigo germinar, da morte ser transformada em vida, da vida gerar mais vida em nossos lares, em nossos trabalhos, em nossas comunidades. A experiência do retiro deve ser vivida, vivenciada. Mas antes de voltarmos aos nossos, gostaria de convidá-lo a uma reflexão.
    “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”. Bem que essa poderia ser mais uma frase de Jesus em um dos Evangelhos, mas acredito que o Exupérry foi divinamente inspirado ao escrevê-la em “O Pequeno Príncipe”. E não é que ele tem razão! Alguém um dia disse: “É preciso olhar o mundo com outros olhos”. Discordo. Isso só seria possível através de um transplante de córneas ou até mesmo de globo ocular. E até onde eu saiba, este último ainda não ocorre na medicina. Corrijam-me se estiver errado. É preciso sim, olhar o mundo com os mesmos olhos com os quais nascemos, mas com um olhar diferente, com o olhar do coração. Nossos olhos são os mesmos que se abriram ontem e que se abrirão amanhã, mas cabe a cada um de nós mudar o jeito de olhar. Nosso olhar de ontem e anteontem foi o da Paixão de Cristo, o de hoje é olhar da Ressurreição. Os olhos são os mesmos, o que mudou foi a perspectiva do olhar. Como cristãos, a partir da experiência Pascal, temos que olhar as coisas, as pessoas, as situações, o mundo além da maneira como se nos apresentam. Devemos encarar as diversas situações pelas quais passamos sempre pelo lado positivo, com alegria, com otimismo. E o motivo? Morremos com Jesus em Sua morte. Encontra-se no jazigo o homem velho. Renascemos com Jesus em Sua Ressurreição, fazendo-nos homens novos!
    Que a imagem deste primeiro sol de uma nova vida fique gravada em nossas retinas, que seus raios iluminem nossas sombras interiores e que seu calor aqueça nossos corações para que possamos irradiar pelos nossos olhos o brilho da Ressurreição que acontece em nossos corações. Que possamos, pelo resto de nossas vidas, olhar o mundo com os mesmos olhos, mas com um olhar diferente, com o olhar do coração de Cristo Ressuscitado. Que a nossa nova vida em Cristo seja fonte geradora de novas vidas.

    Feliz Páscoa a todos! Aleluia!

    Feliz Ressurreição em Cristo a todos! Aleluia!

    Leonardo Ferreira da Silva

    ResponderExcluir
  3. Hay muchos caminos pero un so señor Cristo Jesus
    hasta la vista e um abraço a todos
    George

    ResponderExcluir
  4. Vida que Gera Vida!
    O encontro com Deus tem o poder de gerar novas vidas, novas relações de carinho, amizade, amor , compaixão e caridade.
    Pessoal foi muito bom estar com vocês estes dias de Retiro!
    Deixo aqui um enorme abraço e carinho a todos (as) na esperança que o Cristo Ressuscitado possa a cada dia abençoar a todos nós.
    EE de Santo Inácio é sempre a entrega e confiança total em Deus, pois é Ele que agi nos nossos corações através do Espírito que nos impulsiona para uma vida nova e assim possamos gerar novas vidas!
    Abraços!
    Valdeci Gama

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a Deus por ter me conduzido a este lugar abençoado. Que Deus abençoe os participantes e equipe de organização do retiro. Agradeço pela acolhida, pela fé renovada, pelas reflexões, amizades, gestos de carinho, pelos momentos especiais de oração, por renovar o compromisso de tornar a vida cada vez mais digna de ser vivida, para mim e para os irmãos.
    Bárbara Lobo

    ResponderExcluir